
FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO RIO DE JANEIRO
8 - 15 NOVEMBRO 2025
5 - 7 DEZEMBRO 2025 (BRASÍLIA)
ENTRADA GRATUITA
SOBRE

A criação do Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro partiu de caminhos distintos: o primeiro é a de uma longa jornada de trabalho em festivais de seus idealizadores. Foram anos na programação e curadoria de festivais importantes no cenário brasileiro. Neste trabalho, Gabriel Papaléo, Pedro Tavares e Waleska Antunes, que também trabalharam juntos na produção de filmes, notam como filmes independentes passam por caminhos ardilosos para chegar ao público brasileiro. Das exibições em programas à margem do grande foco de festivais internacionais de renome à precária distribuição que muitas vezes culminam no lançamento direto em plataformas online, estes filmes passam por um afunilamento de opções para novas exibições ao redor do mundo, incluindo, claro, o Brasil.
Já o segundo caminho que tornou o Lumen realidade ironicamente parte de um extremo oposto; enquanto trabalhavam juntos, Gabriel, Pedro e Waleska, realizadores com suas propostas distintas tanto curatorial quanto cinematográficas, enfrentaram resistência na construção de um panorama do cinema independente/marginal/de invenção/artesanal/experimental. O Lumen nasce com a proposta de ampliar o alcance de filmes e realizadores, apresentar ao público carioca diretores de todo o mundo que estão à margem dos grandes eventos de cinema, porém mostram trabalhos relevantes, inovadores e, claro, cativantes, mas ainda sem uma janela definitiva na cidade. Dos jovens cineastas que partem da acessibilidade graças à tecnologia para construir narrativas feitas com amigos ou si próprios aos já consagrados realizadores que seguem à sombra de um circuito de exibição que a cada dia prioriza mais o que acontece fora das salas e não a troca direta entre filme e espectadores. Juntam-se a eles produtores de grandes eventos e empresas mundiais como Rio2C, Frapa, Bienal do Livro, Indie Lisboa, TV Globo, Cine Brasília, entre outros, para somar à construção de um festival de caráter único.
Com entrada gratuita, o Lumen chega com a intenção de democratizar o acesso a estes filmes e abordagens. O cinema contemporâneo é rico, prolífico e, claro, qualitativo. Colocar o Rio de Janeiro como rota para estes realizadores é uma aposta na cidade como um grande expoente cultural para esta seara cinematográfica através da certeza que uma produção feita no Brasil, independentemente de seu orçamento e público-alvo, pode chegar às telas e ter a estrutura para que ele seja visto e debatido. Da região central do Rio até a zona norte da cidade, o Lumen ocupará quatro salas e promoverá encontros, debates, palestras e, claro, muitas sessões de cinema durante os sete dias de evento. Brasília receberá uma versão itinerante do evento e confirma a relevância do cinema independente mundial na primeira expansão do Lumen. Torcemos para que seja a primeira de muitas!